Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Mateus 5.37
O filho de Deus deve ter uma posição bem definida diante dos seres humanos e de Deus. Por falta desse comportamento ético, a maioria dos supostos cristãos não vive a fé pura. A insinceridade deles acende a chama
da dúvida. E, consequentemente, não há conquista. A Palavra de Deus diz que nosso falar deve ser sim, sim; não, não. Isto é, deve-se ter certeza e tomar uma decisão segura. Quer seja sim, quer seja não, você tem que decidir com certeza.
Peça direção de Deus e jamais aja na dúvida. Não fique entre o sim e o não, pois seja lá qual for a sua decisão, se não for tomada na certeza, na fé bem definida, fatalmente dará errado. Não existe meio termo. Ou é ou não é. A fé é um instrumento poderoso para combater indecisões, porque ela exige definição.
Se a sua certeza se abala com o desenrolar das situações, com os ventos que sopram ou com qualquer dificuldade que surja pelo caminho, essa certeza é puro sentimento. A certeza da fé não se abala. Ela é alimentada pela confiança na Palavra de Deus, que dá certeza para decidir e também para continuar.
A vida é feita de decisões. Você terá de aprender a dizer “não” quando, lá no fundo, uma voz suave lhe traz a certeza de que essa é a resposta certa. O mesmo acontece com o “sim”. Não fique em cima do muro para agradar a uns e outros. Se há alguma dúvida, consulte a Deus. Busque nEle a resposta. Ele deixa claro a Sua vontade para cada um de nós. Se O buscarmos, não haverá dúvida alguma.
Peça direção de Deus e jamais aja na dúvida.