“Uma coisa é certa: toda empresa tem pelo menos um objetivo. Nenhum negócio existe por existir. Sempre há a busca de resultados. E aqueles resultados se tornam o foco de todos os envolvidos naquela empresa — especialmente dos donos. Se não há resultados, não há razão para a empresa existir.”
A declaração acima não foi retirada de algum livro sobre empreendedorismo ou economia, mas sim do best seller “Casamento Blindado: O Seu Casamento À Prova de Divórcio”, que já vendeu quase 300 mil cópias somente no Brasil, de acordo com o portal Publishnews.
O livro tem como objetivo orientar os casais sobre como tornar o seu relacionamento indestrutível. No quinto capítulo, os autores – Renato e Cristiane Cardoso – se dedicam a explicar ao leitor as semelhanças entre uma empresa e um casamento. A principal delas, de acordo com os autores, é ter objetivos.
“O casamento também tem objetivos e existe para produzir resultados, assim como uma empresa”, informa o livro. “Por que é importante você entender esse paralelo? São os objetivos de uma empresa que guiam tudo o que se faz dentro dela no dia a dia. As decisões que tomam, quem contratam, o treinamento dos funcionários, os produtos que criam, a publicidade que fazem — tudo é movido e guiado pelos objetivos e resultados que a empresa quer alcançar.”
Ou seja: é o foco nos objetivos que guia o comportamento do casal. Quando eles não têm metas pelas quais lutar, ignoram o fato de que até mesmo as menores decisões podem trazer grandes consequências. Tornam-se relaxados e, com frequência, sentem-se insatisfeitas por possuírem sonhos, mas não encontrarem meios de realizá-los.
[custom_heading center=”true”]Objetivos[/custom_heading]
Uma pesquisa realizada pela organização Instituto do Casal revelou que 87% dos casais brasileiros têm projetos em comum. De acordo com as fundadoras e responsáveis pelo instituto, as psicólogas e terapeutas Marina de Lima e Denise Figueiredo, “um projeto em comum é algo que oferece ao casal um propósito, algo que eles podem realizar juntos e que irá precisar do esforço de ambos para se concretizar”.
Entretanto, com a vida corrida que a sociedade impõe hoje em dia, muitos casais se esquecem de que é preciso se esforçar para ir atrás dos objetivos traçados no início do relacionamento.
“Às vezes, os casais até chegam a conversar sobre suas metas, mas, com o passar do tempo, as expectativas sobrepujam os objetivos iniciais. Se um ajuste e a manutenção dos objetivos não são feitos, a frustração leva os dois a jogar um na cara do outro: ‘Mas você sempre disse isso ou aquilo, agora quer mudar?’ Em vez de dançar conforme a música, o casal começa a dançar músicas diferentes, e aí a coisa fica complicada”
explica Cristiane Cardoso
Por isso é muito importante que um diálogo verdadeiro seja mantido dentro do casamento. Não apenas conversas superficiais, mas trocas de ideias e estabelecimento de metas a serem atingidas.
“Quando aprendi que o meu casamento é uma empresa, entendi que mesmo as minhas menores decisões e atitudes têm que estar ligadas aos nossos objetivos a longo prazo”, esclarece o livro. “Hoje, em nossos raros desentendimentos, sempre me pergunto: que resultado eu quero desta conversa? Daí, trago à mente o meu objetivo, e conduzo a conversa para alcançá-lo.”
[custom_heading center=”true”]Terapia do Amor – quinta-feira às 8h, 10h, 15h e 20h30[/custom_heading][highlighted_p boxed=”true” center=”false”]Em Hamamatsu, em frente ao Act City e em todas as Universal do país.
〒430-0929 Hamamatsu-shi Naka-ku Chuo 3-9-3
Informações: 080-9725-1661
E-mail: atendimento@universaljp.org[/highlighted_p]