[custom_heading center=”true”]Tóquio[/custom_heading]
Um tremor de magnitude 5,3 foi registrado perto de um campo de testes balísticos na Coreia do Norte às 9h30 desta sexta-feira (horário de Tóquio).
O porta-voz e chefe de Gabinete do governo japonês, Yoshihide Suga, disse que a Coreia do Norte pode ter feito um teste com armamento nuclear na região onde o abalo foi sentido.
Segundo o porta-voz, o governo japonês convocou uma reunião de emergência para analisar informações que chegam ao Gabinete. A Coreia do Norte está proibida de fazer testes nucleares por determinação da ONU.
A Agência Meteorológica do Japão informou logo em seguida que o tremor registrado na Coreia do Norte ocorreu perto da superfície da terra e não apresentava características de um terremoto comum, o que aumenta as possibilidades de um teste nuclear.
O governo norte-coreano realizou quatro testes nucleares em 2006, 2009, 2013 e no início deste ano, quando também foram registrados tremores de terra de intensidades similares ao desta sexta-feira.
Em janeiro, o teste feito pela Coreia do Norte com uma miniatura de bomba de hidrogênio ganhou repercussão não só na diplomacia internacional, mas também na comunidade científica. O caso levou cientistas a debaterem o potencial de destruição do armamento.
A bomba H, como é conhecida, tem uma potência até mil vezes maior que a bomba atômica e, por isso, pode ter provocado um tremor de terra que foi sentido na região. Enquanto a bomba atômica gera energia a partir da fissão de átomos, ou seja, a divisão, o artefato de hidrogênio tem energia a partir da fusão, ou união.
[highlighted_text]Fonte: Alternativa[/highlighted_text]