Em 1977 a Igreja Universal nascia e dava seus primeiros passos. Ela ainda não tinha esse nome, nem possuía um prédio para reunir fieis. Na verdade, o início simples se deu em um coreto, localizado em uma praça no Méier, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro. Com um teclado, microfone, uma caixa de som e uma Bíblia, o Bispo Edir Macedo pregava para algumas poucas pessoas.
Aos poucos as conquistas chegariam: a primeira igreja aberta, a compra da Rádio Copacabana, o início da Universal em outros países, a compra da hoje Record TV, a prisão do Bispo Macedo, até a construção do Templo de Salomão e tantos outros. Naquela época, provavelmente o Bispo Macedo não imaginaria que sua atitude traria um resultado tão impactante: a Universal presente em mais de 100 países, mais de 7 mil templos espalhados pelo Brasil, quase 18 mil pastores em todo o mundo e ações sociais encabeçadas por ela que alcançariam milhões de necessitados em todo o mundo.
A igreja passou e passa por muitos desafios, só esse ano, a Universal teve que fechar suas portas por conta da pandemia, muitos ex tentaram denegrir a imagem da igreja, recentemente, ex-pastores invadiram os templos em Angola e agrediram os pastores, esses foram apenas alguns desafios. Mas não importa quantos mil desafios possam existir, em todos eles, o Bispo, a igreja e os membros sempre saíram e sairão vencedores.