No dia 9 de julho de 2022, a Universal completará 45 anos de existência. E nós convidamos você a acompanhar aqui no site universal.org matérias que destacam 9 valores que descrevem um pouco a história da Igreja ao longo desses anos. Na matéria de hoje, você vai poder conferir alguns momentos muito expressivos de ações sociais que beneficiam milhares de pessoas com doações. São tantas mobilizações, ao longo dessas décadas, que é praticamente impossível mensurar todas elas.
O início
Antes mesmo da Universal existir, as primeiras ações em prol ao próximo já eram realizadas pelo Bispo Edir Macedo, ainda no bairro do Méier, zona norte do Rio de Janeiro, a exemplo da assistência oferecida ao cantor Latino (foto abaixo). Você conhece essa história?
Apesar da fama, no passado, ainda muito novo, Latino conheceu a crueldade das ruas e das coisas deste mundo. Nas redondezas do Méier, ele perambulava e compartilhava a dor da rejeição que sofria. Contudo, algo o transformou verdadeiramente: as palavras ditas pelo Bispo Macedo, em suas primeiras reuniões no Coreto do Méier, fizeram aquele jovem, até então desconhecido, crer naquela mensagem que declarava o poder da fé.
Saiba mais sobre essa história: Latino: do coreto ao sucesso
Em todos lugares
Essa é uma das primeiras, de muitas que acontecem diariamente. Desde seu início, há 45 anos, a serem completados no dia 9 de julho, a Igreja tem trabalhado incessantemente e incansavelmente para levar amor e ajuda a todos necessitados, sem distinção.
No Brasil
Recentemente, o “Driblando a Fome”, uma iniciativa do Unisocial, da Universal, promoveu um encontro, na Arena Barueri, na Grande São Paulo, a fim de combater a fome que tem atingido, principalmente, as famílias de baixa renda por todo o País. Na oportunidade, foram arrecadados 580 mil reais e investidos em toneladas de alimentos.
A ação já foi promovida também em outros locais como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e em diversos outros estados.
Assim como essa mobilização, a Universal tem ajudado a todos nas suas mais variadas necessidades, como aqueles que foram atingidos pelas catástrofes naturais, como as vítimas de deslizamentos, em decorrências das fortes chuvas, em Pernambuco (clique aqui). Em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, os voluntários também uniram suas forças para amparar os desabrigados.
No mundo
No exterior a Igreja também presta todo auxílio necessário às pessoas. Por exemplo, o Unisocial enviou ajuda humanitária às vítimas da guerra na Ucrânia. Na oportunidade, caminhões com dezenas de toneladas de alimentos chegaram à Kiev, na capital ucraniana. Confira a movimentação e como a ajuda tem chegado:
A ajuda humanitária também chegou aos refugiados ucranianos por meio da “Operação Ucrânia”, que mobilizou voluntários da Bélgica e Luxemburgo, e conseguiu angariar 22 toneladas de alimentos, além de mais de uma tonelada de roupas e calçados. Não deixe de relembrar, clicando aqui.
E não apenas esses países mostraram sua força. A Universal de Portugal também se fez presente nessa grande corrente do bem:
Outro momento notório no exterior foi o evento “Driblando a Fome”. No Japão, a ajuda chegou a centenas de pessoas.
Nas Filipinas, o auxílio chegou às vítimas de vulcão Taal. Já na Austrália, os voluntários se mobilizaram para socorrer as pessoas em um dos momentos mais difíceis de sua história, quando mais de 1,5 mil residências foram afetadas por um incêndio.
Ademais, membros da Igreja Universal da África do Sul também se mobilizam para oferecer ajuda humanitária aos afetados por ciclones no país vizinhos. Outro momento expressivo, foi quando o evento “Solidariedade sem Nacionalidade” ajudou refugiados na Romênia. Na ocasião, os voluntários doaram 24,7 toneladas de alimentos, água e itens de higiene.
Momento delicado
Apesar de tudo, a pandemia da Covid-19 tentou impedir a realização dos trabalhos sociais, mas a Universal não esmoreceu. Tomando todos os cuidados necessários, os voluntários levaram ajuda aos que perderam seus empregos por conta da crise financeira em decorrência do vírus ou até mesmo aqueles que estavam com sua liberdade interrompida. Veja:
Por todos os esforços que fez durante esse período tão dramático em todo o mundo, a Universal foi reconhecida e participou da solenidade da “Homenagem ao trabalho das igrejas evangélicas na pandemia”.
E, você, quer ser um voluntário também? Clique aqui e encontre o endereço de uma igreja mais próxima e se informe com o pastor. Não deixe de ajudar.