Há uma técnica japonesa, conhecida como “Kintsugi” ou “Kintsukuroi”, que repara vasos quebrados com ouro, emendando as rachaduras (foto acima).

O que observar:

Durante a programação Inteligência e Fé, do dia 14 de junho, o Bispo Renato Cardoso apontou que esta técnica japonesa pode ser relacionada com a nossa trajetória de vida.

  • “O vaso, então, quebrado e reparado em suas brechas com ouro, se torna muito mais valioso do que antes, quando estava inteiro. Não somente por causa do ouro, mas, também, porque, segundo a tradição japonesa, há mais valor em algo que tenha uma história do que em algo que não tenha o que contar”, disse o Bispo Renato.
  • A Bíblia também chama o ser humano de vaso (2 Coríntios 4:7).
  • Todo mundo tem uma história de vida, um contexto histórico. Os traumas, as lutas, as dores, os privilégios, as coisas boas, a família, os amigos, a escola em que estudou, os locais onde trabalhou.
  • De fato, a Bíblia nos ensina sobre arrependimento. Se erramos em nossa vida, devemos reconhecer diante de Deus que pecamos. E, assim, fazer diferente daqui para frente.
  • “Se você tem vergonha do passado, aquilo te ajuda a não repeti-lo. É exatamente por isso que Deus nos dá a vergonha, o bom senso. É para que a gente não repita os erros”, aconselhou o Bispo.

O que fazer:

Assim como a técnica japonesa repara vasos, a sua vida pode ser reparada por Deus.

  • “Você pode pegar esse passado quebrado, aquilo que faz você sentir vergonha, sentir-se como uma mercadoria estragada, algo que só serve para ser jogado fora, e dizer para Deus: ‘Olha, meu Deus, eu estraguei, eu fiz tudo errado, eu estraguei a vida que o Senhor me deu, eu fiz coisas das quais eu tenho vergonha de até me lembrar, eu tenho aqui os cacos quebrados da minha vida, se o Senhor puder fazer alguma coisa com esses cacos, se o Senhor puder me reparar, então, eu entrego para Ti esses cacos, esse resto de vida que eu tenho’. Se você fizer isso para Deus e deixar que Ele repare a sua vida, Ele vai reparar a sua história com enchimentos muito mais preciosos do que ouro. Deus vai fazer a sua vida ser reconstruída. E quando Ele terminar o trabalho dEle, você será uma obra de arte muito mais valiosa do que foi antes de todos esses problemas acontecerem em sua vida. Mas Ele precisa que você se entregue para Ele”, orientou o Bispo Renato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *