O Sport Club Recife vai mal no Campeonato Brasileiro de Futebol. Prestes a se encerrar a competição, o time está na zona de rebaixamento para a segunda divisão e luta intensamente para se livrar da queda.

Dois pontos separam o time pernambucano da 16ª posição, classificação que o livra do rebaixamento. Para que alcance sua meta de permanecer na série A, a equipe precisa vencer jogos contra o Fluminense, que já não tem objetivos nesse ano, e contra o Corinthians, que já é campeão e escalará um time totalmente reserva.

Esses dados deixam muitos torcedores do Sport esperançosos, mas não Severino Nascimento da Silva. Ao contrário, após ver seu time perder do Botafogo, pela 33ª rodada do Brasileirão, o torcedor se desesperou e ateou fogo ao próprio corpo.

[custom_heading center=”true”]A tentativa de suicídio[/custom_heading]

Severino não tem nada a ganhar caso o Sport seja rebaixado, mas também não tem o que perder. Como torcedor, apenas as emoções impulsionaram suas atitudes, após aquela derrota contra o alvinegro carioca. O homem de 54 anos de idade brigou com a esposa e tentou se matar. Ao incinerar seu corpo ele queimou os membros inferiores, as mãos e o rosto. Quando os bombeiros chegaram para efetuar o resgate, o caso já era grave.

“O paciente é diabético. Além disso, há também a deficiência vascular que pode trazer complicações às lesões”, declarou o médico Marcos Barreto, que cuida do caso.

De acordo com ele, o suicida sofreu queimaduras de segundo grau profundo nas mãos e de segundo grau superficial no rosto, que, provavelmente, deixarão sequelas. Além disso, a recuperação de seus membros inferiores será muito difícil devido à idade. Severino está vivo, mas correndo sério risco de morte.

[custom_heading center=”true”]Os motivos[/custom_heading]

Ver o time de coração sem vencer por seis jogos seguidos foi o limite para a razão de Severino. Como ele, milhares de outras pessoas, todos os dias, desesperam-se diante de resultados ruins, sejam eles quais forem. A pior atitude a se tomar nessas horas é a que o pernambucano escolheu: agir movido pelas emoções.

“[As emoções] são cegas, surdas e irracionais. Porém, infelizmente, não são mudas. Pelo contrário, elas manifestam a sua ‘opinião’ logo de imediato e da forma mais irracional possível”, explica o bispo Júlio Freitas. “Sim, as emoções são as piores conselheiras que alguém pode ter e, se você não as afastar cada vez que tomar uma decisão, correrá sempre o risco de, mais cedo ou mais tarde, vir a arrepender-se.”

Quantas vezes você já reagiu mal a determinado acontecimento e, após se acalmar, desejou que pudesse voltar no tempo para agir de maneira diferente? Essa não é uma situação exclusiva de uma pessoa. Todos os homens estão sujeitos a ela, mas precisam se manter fortes e racionais para se libertarem das emoções enganadoras e refletirem sobre o próximo passo.

É o que a própria Bíblia orienta ao afirmar:

 Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés

Provérbios 19.2

[highlighted_p boxed=”true” center=”true”]Se você tem dificuldades para agir racionalmente e, com frequência, corre o risco de pecar pela velocidade de suas ações impulsivas, participe numa reunião na Universal mais perto de você.[/highlighted_p]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.