A JMA informou que reforçará o monitoramento de vulcões em todo o país após falhas em reposta a recentes erupções vulcânicas.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, (JMA), houve falhas em aumentar os níveis de alerta antes das erupções que ocorreram em setembro de 2014 no Monte Ontake, central do Japão e na ilha de Kuchinoerabu, Kagoshima, em maio deste ano.

A população levantou questões sobre a habilidade da agência em avaliar a atividade vulcânica e como informar o público.

A JMA planeja aumentar o número de funcionários que monitoram vulcões dos atuais 160 para 240 a partir de abril de 2016. Há planos para lançar departamentos de monitoramento em Tóquio, Sapporo, Sendai e Fukuoka.

Tais departamentos criarão base de dados de cada montanha e sua atividade vulcânica, e será capaz de emitir alertas imediatos quando tremores vulcânicos aumentarem e alterações na crosta terrestre forem detectadas. Eles também pretendem compartilhar informações com especialistas.

Além disso, a JMA planeja desenvolver métodos para detectar sinais de erupções hidrovulcânicas de uma forma mais rápida, instalar equipamentos de observação adicionais em vulcões e procedimentos para identificar atividade vulcânica com laser tridimensional ou radar.

Fonte: PORTAL MIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *