[custom_heading center=”true”]Tóquio[/custom_heading]
[highlighted_p boxed=”false” center=”false”]Durante uma reunião recente com estrategistas do governo, o primeiro-ministro Shinzo Abe revelou a intenção de permitir a entrada de estrangeiros no Japão para trabalharem no setor agrícola, informou o jornal Sankei.[/highlighted_p]
Entre outras pautas, um comitê do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social propôs também ampliar a capacitação de estrangeiros nas instituições de cuidados de idosos para atendimento em domicílio.
O objetivo é suprir a escassez da mão de obra nas áreas mais afetadas com o envelhecimento da população japonesa.
“Vamos aumentar a velocidade das discussões para transformar em realidade a entrada de estrangeiros no setor agrícola”
disse Abe
Segundo os dados do Ministério da Agricultura, Reflorestamento e Pesca, o número de trabalhadores no setor agrícola em fevereiro de 2016 caiu 8,3% em comparação ao ano anterior, totalizando 1,92 milhão de pessoas.
Esse número poderá cair pela metade até 2025 porque muitos agricultores são idosos, com filhos e netos atuando em outras áreas de trabalho.
Se a lei for aprovada, os trabalhadores estrangeiros deverão receber salários equivalentes aos japoneses.
A atual lei que permite o estágio de estrangeiros no setor agrícola será mantida. Posteriormente, esses estagiários poderiam ser autorizados a permanecer no país, caso queiram
[highlighted_text]Fonte: Alternativa[/highlighted_text]