Verdadeiros Adoradores

O nascido de Deus vive pela fé sobrenatural, vive na dependência da certeza que vem do próprio Espírito de Deus!”

Quando o senhor Jesus disse: que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade (João 4:23), conclui-se logo a existência de falsos adoradores. Ele não teria usado a palavra “verdadeiros” adoradores, se não houvesse o fato dos falsos adoradores. E como identificar o falso do verdadeiro?

O diálogo entre o Senhor e a mulher samaritana esclarece bem isto. O Senhor lhe disse: “Vos adorais o que não conheceis…” (João 4:22), referindo-se a fé cega dos samaritanos. Eles não conheciam o Deus de Abraão e mesmo assim, mantinham uma fé calorosa. Infelizmente, essa tem sido a triste realidade na igreja de nosso Senhor! Apesar do alto grau de religiosidade e até fidelidade a instituição igreja, muita gente tem tentado adorar ao Senhor Jesus, mesmo sem nunca tê-Lo, realmente, conhecido pessoalmente. Se O tivessem conhecido, jamais venerariam qualquer tipo de santo ou imagem de pau, pedra, gesso ou metal, construído pelas mãos: sujas dos artificies.

Apesar de que muita gente, supostamente “evangélicas” e que não venera imagens, também não teve nenhuma experiência pessoal com o Senhor Jesus. A vida delas é testemunha disso. São pessoas sinceras, bem-intencionadas e até beneficiada pelas orações da fé. Mesmo assim, do ponto de vista espiritual, é como os samaritanos que adoravam o que não conheciam.

Deus é Espírito, e isso significa dizer que, para se manter comunhão com Ele, obrigatoriamente a pessoa tem de ser Espírito, pois, como a matéria corrupta poderia entrar num relacionamento com o Criador; que é perfeitamente puro? No mínimo, tem que ter Sua natureza!

O que é nascido do Espírito é Espírito; e o que é nascido da carne é carne.

O verdadeiro adorador é Espírito porque foi gerado pelo próprio Espírito, o Espírito de Deus (João 3:6). E por ser Espírito, o verdadeiro adorador vive pela fé, a fé sobrenatural, isto é, a certeza íntima vinda de Deus.

O nascido de Deus vive pela fé sobrenatural, vive na dependência da certeza que vem do próprio Espírito de Deus! Ele conhece e sabe em quem tem crido. Sua oração e adoração chegam direto ao Trono de Deus-Pai, porque sua comunicação com o Eterno é espiritual! De Espírito para Espírito! Não havendo qualquer interferência espiritual. Não existe o fator dúvida nesse relacionamento.

Mas, o mesmo já não acontece entre o nascido da carne e Deus. O carnal é cheio de dúvidas, cheio de pensamentos contrários a fé sobrenatural. Ele pode até alcançar alguns benefícios da fé, mas não deixa de ser comparado aos “cachorrinhos que comem das migalhas que caem da mesa”. Mas, no que diz respeito à sua comunhão íntima com Deus, através da Adoração, realmente não existe. Suas palavras de adoração são vazias e frias. O rolar das lágrimas pode até exprimir emoção, mas é puramente, sentimento de pena de si mesmo e nada de gozo e alegria da presença de Deus.

O choro dos nascidos do Espírito, quando estão adorando ao Senhor é de puro gozo e alegria da Sua presença, enquanto que o choro dos nascidos da carne é choro de tristeza mesmo.

Os espíritos enganadores não têm acesso ao coração dos nascidos de Deus, mas aos nascidos da carne, sim! E aproveitando suas emoções humanas, os faz sentir; por alguns momentos, a sensação de bem-estar; a fim de mantê-los no mesmo estado espiritual, isto é, acomodados na “fé”.

O adorar a Deus em espírito é adorá-Lo na mais absoluta certeza de que Ele está recebendo o louvor, então, trata-se da adoração da fé sobrenatural.

A emoção provocada pelo Espírito Santo só é possível quando, realmente, se conhece o Autor e Consumador da fé sobrenatural.

Bispo Macedo

Se você tem participado do Jejum de Daniel, deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência nesses 21 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *