Será que todos os casais, quando fazem os votos de amor eterno, têm dimensão da responsabilidade que assumem com a expressão “na saúde e na doença”? Um homem de um pequeno vilarejo da China sim.

Há 56 anos, o agricultor Du Yuanfa, de 84 anos, vem demonstrando a sua dedicação e afeto à esposa, Zhou Yuai, de 76 anos. Casados desde 1958, Yuanfa aceitou continuar com Zhou mesmo quando uma doença misteriosa fez com que ela perdesse a habilidade de movimentar o corpo e, consequentemente, de engravidar. Na época, eles tinham apenas 5 meses de casados.

Determinado a encontrar a cura da esposa, Yuanfa saiu do emprego em outra cidade e visitou inúmeros hospitais com ela. Porém, a conclusão médica era unânime: ela ficaria de cama para o resto da vida.

Os amigos do agricultor o aconselharam a anular o recém-matrimônio e começar uma vida nova. No entanto, isso estava fora de cogitação. “Não se preocupe, eu cuidarei de você para sempre”, prometeu ele à esposa na época.

E a promessa tem sido verdadeira há quase 6 décadas. Apesar de todas as dificuldades, Yuanfa permanece ao lado da esposa dia e noite. Ele faz todo o serviço da casa, prepara as medicações, cuida da higiene dela, faz massagens e cozinha as refeições. Durante o verão, ele a mantém ventilada e, no inverno, aquecida.

PromessaParaSempre_ChinaEle não desistiu de encontrar a cura para ela. Sempre que ouve sobre alguma planta medicinal, vai até as montanhas e experimenta antes, para se certificar de que não é venenosa.

Embora vivam em uma casa simples, construída de pedra e sem muitos móveis, o casal mostrou que o amor entre eles está acima de tudo.

Até que a morte os separe?

Quantos casais conseguem seguir o mesmo exemplo? Há pessoas que pensam na separação já na primeira briga. Se Yuanfa não amasse realmente a esposa, também teria desistido. No entanto, mesmo diante de algo grave, ele foi fiel aos votos que havia feito e continuou feliz com a sua escolha.

O apresentador Renato Cardoso, do programa “The Love School”, da Rede Record de Televisão, compara o casamento “até que a morte os separe” com a aposentadoria. “Se você não se prepara para a sua aposentadoria, quando você ficar velho, você não vai ter. Se você não investe num relacionamento agora, enquanto você é jovem, como você vai ter um casamento ‘até que a morte os separe’? Como você vai chegar até a terceira idade e ter aquela pessoa amada ao seu lado se você, quando novo, só quis aproveitar a vida e ‘badalar’. Como você vai tirar de onde não colocou?”

Apesar dos desafios da vida a dois, a recompensa de ter um relacionamento estruturado é impagável. “Quando você investe, você perde inicialmente, mas ganha muito mais, porque colhe os frutos desse investimento”, afirma Renato.

Para aprender mais sobre a vida sentimental, participe das palestras da Terapia do Amor, que acontecem todas as quintas-feiras na sede nacional de Hamamatsu e por videoconferência para todas as Universal do Japão.

Fonte: Centro de Ajuda PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.