Por outro lado, as histórias emolduradas de maneira mais positiva têm maior probabilidade de inspirar um desejo de ajudar.
Um estudo realizado pela Universidade de Southampton (Inglaterra) revelou que assistir notícias negativas gera ansiedade, queda de humor, sentimentos de impotência e apatia.
Em contrapartida, esse tipo de notícia chama mais atenção. E é por isso que os noticiários insistem nelas.
De acordo com a doutora Denise Baden, autora do estudo, notícias ruins aumentam também a depressão e a tristeza.
O estudo foi realizado com mais de duas mil pessoas, na publicação do resultado, a doutora afirma:
“Quanto mais negativos os entrevistados se sentem, menor a probabilidade de tomarem ações para tornar o mundo um lugar melhor.”
Notícias boas fazem bem “por outro lado, as histórias emolduradas de maneira mais positiva que se concentram na reconstrução, e não na destruição, têm maior probabilidade de inspirar um desejo de ajudar”, relata Baden.
Essas notícias geram engajamento de quem assiste em melhorar não apenas a sua vida, como a sociedade como um todo.
Mas, se as notícias boas geram melhores resultados nas pessoas, por que a maioria dos noticiários contêm apenas informações ruins?
Pata encontrar a resposta, Baden estudou inúmeros noticiários, inclusive entrevistando as maiores agências de notícias do mundo, como a Reuters, a BBC, a Sky e a Al Jazeera.
“Claramente, o enquadramento de notícias em um estilo tão negativo e chocante pode ser bom para os negócios, mas não é bom para a saúde mental ou a sociedade”, concluiu a pesquisadora.
Sabendo o que faz bem e o que faz mal, cabe a cada um escolher o tipo de notícia que vai consumir.
Têm passado por crises de ansiedade? Entre em contato através do telefone: 053-413-1661/080-9725-1661