“Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” (Tiago 5.11)

A paciência de Jó nada tem a ver com se conformar com o sofrimento, doenças e infortúnios. A paciência de Jó era a sua firme confiança em Deus. Jó não era um conformado. Ele passou pelas piores situações, sofrimentos, dores e infortúnios; ouviu palavras negativas de seus amigos, que tentavam convencê-lo de que ele estava passando por uma punição Divina.

No entanto, Jó não aceitava. Ele queria uma resposta para a sua situação. Era um revoltado e não desistiria. Seus amigos tentavam fazê-lo se conformar, tentavam convencê-lo de que estava sofrendo por ter cometido muitos pecados. Ele, sem saber que todo aquele mal era causado pelo diabo, queria se apresentar diante de Deus para entender o porquê de tanto sofrimento.

Queria encontrar a Deus para resolver a sua situação, pois confiava que alcançaria a resposta. “Acaso, segundo a grandeza de Seu poder, contenderia comigo? Não; antes, me atenderia.” (Jó 23.6)

Seus amigos religiosos queriam que ele se acomodasse à situação, o julgavam e condenavam, sem, de fato, ajudá-lo. A religiosidade de seus amigos teria destruído Jó, se ele não se mantivesse firme e perseverante em sua confiança em Deus e revoltado contra a situação que vivia.

Por sua perseverança, ele finalmente conseguiu ter um encontro com Deus e O conheceu. Conheceu também, por sua fé, a Sua misericórdia e compaixão. “Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro.” (Jó 42.12)

Mantenha-se perseverante em sua confiança para alcançar o melhor de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.