O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, fornece-nos detalhes importantes quanto ao pecado que aconteceu no Éden. Ele disse que Eva foi seduzida, enganada, porém, Adão não.

“E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” 1 Tm 2.14

No primeiro momento, entendemos que esse Texto responsabiliza com maior culpa a mulher, mas alargando nossa compreensão, vemos que recai sobre o homem um pecado consciente. Ou seja, Eva quis ficar empoderada de conhecimento, conforme a serpente prometeu que ficaria. Contudo, quando Adão recebeu o fruto da mão de sua esposa, ele desobedeceu sabendo bem o que aquele ato significava.

Satanás não investiu em tentar Adão, porque viu nele força para resisti-lo. Mas, essa mesma capacidade e resistência não houve no homem para repelir as palavras de Eva.

Certamente, ao ver que sua mulher comeu do fruto, ele lembrou-se das consequências que viriam sobre ela. O que passou em sua mente naqueles instantes fatídicos, é difícil de saber…

Pode ser que para não deixá-la sozinha no erro e vê-la morrer, Adão decidiu comer também. Pode ser que, com receio de ficar só novamente, escolheu tornar-se culpado diante de Deus.

Bom…

Seja o que for que motivou a decisão de Adão, sua desobediência revelou que ele valorizou mais a criatura que o Criador; mais a bênção que o Abençoador. Adão amou mais a companhia de Eva que a presença do Todo-Poderoso todas as tardes com eles no jardim. Considerou mais a palavra da mulher que a Palavra de Deus.

Então, voltar ao Éden, ajuda-nos a entender a história que se repete em nossos dias nos relacionamentos. Muitos cônjuges, amigos e funcionários cristãos, erram também por conivência. E isso torna a falha grave, pois é uma rejeição consciente dos Mandamentos de Deus.

Quantos não têm pecado por amar e honrar mais o marido, a esposa, o amigo ou o patrão do que o próprio Senhor?

Quantos não estão violentando a sua alma, para acompanhar outros no caminho da morte?

Fazem isso sem engano, sem nenhuma promessa ilusória e sem nenhum diálogo com o diabo. Trocam sua comunhão com Deus por serem amantes de si mesmos. Pecam ao seguir sentimentos, que os fazem descumprir, voluntariamente, o primeiro e maior mandamento, que é amar a Deus sobre tudo e todos.

Portanto, não desagrade ao Altíssimo para agradar alguém. Muito menos, peque para tentar proteger uma outra pessoa. Seja ela quem for.

Toda transgressão é um caminho de dor, sofrimento e morte espiritual. Portanto, não adianta ter ao seu lado a pessoa que você ama, mas que a leva a pecar. A satisfação pelo afeto recebido ao seu lado não vai aliviar, em nada, sua aflição e tormento provocados pela oposição a Deus. E saiba que, para muitos, esse caminho de iniquidade pode ser sem volta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.