No domingo (4), pesquisadores japoneses e estrangeiros se reuniram em Tóquio para discutir métodos de prevenção ao bullying nas escolas, informou a emissora NHK.

O evento é promovido uma vez a cada 10 anos pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Políticas Educacionais, órgão gerenciado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Mext).

Pesquisadores de países como Suécia e Austrália apresentaram as características mais comuns do bullying em seus países e os métodos de prevenção que vem sendo utilizados para combater o problema.

Pesquisadores japoneses informaram que os maus tratos identificados com frequência nas escolas do Japão envolvem mais casos em que a vítima é ignorada, excluída do grupo ou se torna foco de rumores.

A pesquisadora australiana Grace Skrzyplec apresentou um relatório informando que, na Austrália, há DVDs informativos em que alunos e professores se unem para lutar contra o bullying.

Periodicamente, as escolas australianas realizam aulas de conscientização ao problema, o que vez trazendo resultados positivos, de acordo com o relatório.

A pesquisadora Antoinette Hetzler, representante da Suécia, informou que, no país nórdico, a lei obriga que comunidades inteiras participem da luta contra o bullying, aumentando assim a conscientização sobre as consequências da prática.

“As medidas utilizadas em países estrangeiros servirão como referência. Vamos pensar em que atitudes cotidianas as escolas podem tomar para que fortes barreiras contra o bullying sejam criadas”, disse o pesquisador Mitsuru Taki, representante do Instituto.

[highlighted_text]Fonte: Alternativa[/highlighted_text]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.