”5 Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. 6 Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado. 7 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado. ”Ageu 1.5-7

Em primeiro lugar, devemos entender que todas às vezes que encontramos na Bíblia repetições em um curto espaço, Deus está ENFATIZANDO algo de extrema importância.

Nos versos 5 e 7,  Deus usa Ageu para levar o povo a considerar o PASSADO deles. Podemos interpretar este PASSADO de duas maneiras:

  1. O passado sem Deus, nas trevas, de sofrimento, que nos faz entender melhor a excelência do trabalho de Deus em nossas vidas.
  2. O início da nossa carreira da fé, quando havia o PRIMEIRO AMOR tão fortemente dentro de nós.

No nosso caso hoje, vamos usar a segunda interpretação.
Quantos de nós aqui tem abandonado o PRIMEIRO AMOR, sem percebermos? Talvez você pergunte: “Como posso saber se isto está acontecendo comigo?”

Tem uma estória que ilustra isso bem: Eles estão casados há 10 anos, e o marido chega em casa com um “chocolatinho” para sua esposa. Depois de dá-lo para sua esposa, ouve:

“No início, quando começamos a namorar, você me trazia bombons da Kopenhagen. Depois que ficamos noivos, você começou a aparecer com caixinhas de bombons sortidos da Nestlé. Quando nos casamos, você começou a trazer alguns ‘Sonhos de Valsa’ da Lacta. E agora um ‘Batom’ da Garoto! Onde é que isto vai parar?”

Note que houve uma “decadência”. Assim acontece com aqueles que abandonam o primeiro amor. Há uma decadência no relacionamento com Deus e consequentemente com as pessoas ao seu redor. No começo, quando achamos o nosso Salvador, Ele era o Centro de tudo. Não havia nada e nem ninguém que pudesse impedir-nos de ir a igreja,orar, jejuar, ler os e-mails Dele (Bíblia), louvar, santificar,enfim, obedecê-Lo em tudo.

Como consequência, éramos puros, inocentes, tementes, da fé e vivíamos em perfeita alegria, sendo abençoados por Ele de forma justa. Hoje, quantos de nós, por ter perdido aquele PRIMEIRO AMOR, e então, deixado de fazer o que fazíamos antes ou como fazíamos antes, pensando que temos algum tipo de “crédito” com Deus, vivemos uma vida de tristeza e infelicidade?
Mesmo estando ainda na igreja, vivemos como se já a tivéssemos deixado. Esta situação é triste para nós e mais triste ainda para Deus, visto que Ele nos ama infinitamente mais do que nós nos amamos.

O pior de tudo, é que a nossa salvação foi comprometida, e se morrermos assim, não temos certeza de nada! Vamos considerar o nosso passado de glória, e retornarmos para aquele primeiro estágio da nossa fé e amor!

Deus abençoe.

Bispo Randal Brito Jr.

0 thoughts on “Santa Ceia do Primeiro Amor”
  1. Olá bispo é verdade não podemos jamais nos esquecer de onde o Senhor Jesus nos tirou, do tremedal de lama que vivíamos, em hipótese alguma deixar decair a fé o primeiro amor, pois se assim acontecer estamos perdidos, temos que lutar com todas as nossas forças para jamais deixar isso acontecer, não quero e não posso nunca entrar no grupo que existe dentro da igreja chamado” religioso”, ta amarrado isso ! é preferível a morte!!

  2. Foi maravilhosa a reuniao de ontem, a Santa Ceia e um momento muito especial ,e vou continuar no meu primeiro amor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *