Isso poderia ajudar estabelecimentos a reduzirem o desperdício de alimentos ainda apropriados para consumo.

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Yamagata desenvolveu um sensor inovador em forma de filme plástico que pode detectar quando peixes e carnes começam a estragar.

O sensor trabalha ao detectar a histamina, que se acumula quando a bactéria começa a decompor aminoácidos e que podem causar intoxicação alimentar mesmo em pequenas quantidades.

Aparelhos para detectar histamina em alimentos já estão disponíveis no mercado, mas as engenhocas são grandes e complicadas de manusear.

Em contraste, o novo sensor trabalha simplesmente ao colocar o sensor de filme plástico sobre o peixe ou outros alimentos e faz a mediação. A meta é colocar o protótipo viável comercialmente daqui a 3 anos, e também desenvolver um sensor filme capaz de monitorar o amadurecimento das frutas.

sensor-de-filme-plasticoPara desenvolver o sensor, o professor Shizuo Tokito e parceiros do Centro de Pesquisa para Eletrônicos Orgânicos, imprimiram um material condutor elétrico em um plástico filme para formar o eletrodo e o circuito.

Atualmente, a equipe de Tokito está desenvolvendo o novo sensor para testes imediatos em estabelecimentos que trabalham com alimentos. Contudo, se uma versão fina o suficiente para ser usada como filme plástico para alimentos for desenvolvida, os alimentos frescos podem ser constantemente monitorados.

Pesquisadores do Japão desenvolveram um sensor em forma de filme plástico que pode detectar quando alimentos começam a estragar. Isso poderia aliviar as preocupações dos consumidores em relação à segurança dos alimentos enquanto ajuda lojas do ramo a reduzirem o desperdício de alimentos ainda apropriados para consumo.

Os pesquisadores pretendem integrar um circuito wireless no sensor de filme plástico para que o frescor dos alimentos possa ser monitorado através de aparelhos como smartphones.

Fonte: Portal Mie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *