Um poderoso terremoto, de magnitude inicialmente estimada em 7.8 na escala Richter, atingiu neste domingo (13/nov) às 23h02 (horário local, 21h02 no Japão) a costa leste da Nova Zelândia, gerando um alerta de tsunami e levando milhares de pessoas a deixarem suas casas em direção a áreas mais altas.

O epicentro do tremor foi a 91 quilômetros da cidade de Christchurch, a maior da Ilha Sul, mas o alerta de ondas gigantes foi estendido a todo o país. O tremor foi sentido em boa parte da Nova Zelândia. Os serviços de emergência estão avaliando os danos do tremor, que causou destruição em alguns edifícios e estradas na cidade de Cheviot.

Segundo o The Guardian, após o terremoto, a Ministério da Defesa Civil e Gestão de Desastres neozelandês emitiu alerta de tsunami e recomendou aos moradores do litoral na ilha Do Sul que se desloquem “para zonas elevadas ou o mais possível terra adentro”. Milhares de pessoas deixaram suas casas na costa leste do país em direção a áreas mais altas.

Segundo o Portal Terra, um tsunami de cerca de 2 metros atingiu a ilha do sul da Nova Zelândia, momentos após o terremoto de 7,8 graus na escala Ritcher. O tremor foi seguido por várias réplicas, conforme anúncio das autoridades, que até a manhã de hoje (14) anunciaram 2 mortos.

As ondas geradas pelo tsunami chegaram à costa sem gerar danos consideráveis.

Abaixo, o vídeo que o usuário de Twitter @mdtrengrove registrou do alarme de tsunami:

Imagens compartilhadas dos estragos do terremoto da Nova Zelândia
[row padding_top=”” padding_bottom=”” bg=”” bg_light=”true” appear=”false”] [column size=”1-2″ appear=”false”]

[/column] [column size=”1-2″ appear=”false”]

[/column] [/row]

[row padding_top=”” padding_bottom=”” bg=”” bg_light=”true” appear=”false”] [column size=”1-2″ appear=”false”]

[/column] [column size=”1-2″ appear=”false”]

[/column] [/row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.