[highlighted_p boxed=”false” center=”false”]O forte tufão N18 (Chaba) continua em rota em direção à ilha central do Japão, após passar por Okinawa gerando alerta especial (tokubetsu keiho). Muitos moradores receberam ordem de evacuação e o aeroporto de Naha foi fechado.[/highlighted_p]

[highlighted_p boxed=”true” center=”true”]Hoje (5/out) a JMA emitiu logo cedo um boletim sobre a trajetória prevista do Tufão N18.[/highlighted_p]

As províncias a oeste do Japão irão sentir mais os efeitos do tufão, que começará a atingir a região sudoeste por volta do meio dia.

Inicialmente, Fukuoka, Nagasaki, Kumamoto, Saga, Yamaguchi, Shimane e Tottori devem sentir os efeitos do Tufão ainda no período da manhã de hoje, e em sequência as regiões Kanto, Hokuriku e Tohoku. As regiões costeiras estão sob alerta de altas ondas.

O tufão N18 segue classificado como forte, com um raio de 90km e ventos de até 144km/h, mas com rajadas de ventos de até 200km/h, então todo cuidado é pouco.
tufao-n18-2 É esperado um grande volume de chuvas hoje devido a passagem do tufão N18 pelo Japão.

Kyushu, ao sul do Japão, está sob alerta de tempestades, podendo enfrentar volumes de chuva entre 180mm até a manhã do dia 6, e em Shikoku e Kinki é esperado um volume de até 200mm. Em Hokuriku, a previsão é de 150mm de chuvas.

A JMA alerta os residentes destas áreas para ficarem alertas a inundações e deslizamentos de terra devido ao grande volume de chuvas.
mapa-japao-tufao-n18

[highlighted_text]Fonte: Portal Mie[/highlighted_text]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.