Siga o exemplo do Senhor Jesus, sirva ao seu próximo e assim, sem a intenção, você será o maior!

Por que as pessoas não conseguem se entender, ter harmonia, paz entre si. Você vê que a discórdia é o que impera no mundo. O mundo inteiro está assistindo à inimizade entre palestinos e israelenses. Mas não é somente lá. Você vê inimizades em todas as partes do mundo. Quer seja entre ricos e pobres, brancos e negros, mulheres e homens. E muitos lucram com essas inimizades. Muitos políticos, se você notar, ganham com essas inimizades para que eles possam ter o voto das pessoas. Isso também acontece dentro da própria casa. Os filhos do mesmo pai e mãe, muitas vezes, não conseguem falar a mesma língua. Marido e mulher, que dizem se amar, não conseguem concordar, às vezes, sobre algo simples. Por que isso acontece?

Um dos grandes problemas por trás disso é o desejo que o ser humano tem de ser maior do que o outro. E esse desejo é o que faz a pessoa brigar. Lembra-se de Caim e Abel? “Você me fez parecer mal diante de Deus”, sugeria a atitude de Caim. Quer dizer, Caim culpava o irmão por ter feito o bem e não a ele próprio pela falta de consideração para com Deus.

Sabe, quantas mulheres e homens entram no casamento dizendo: “homem/mulher não vai mandar em mim”? Por trás dos sorrisos, do terno, do vestido de noiva, das fotos e de todos os apetrechos da festa, há o pensamento: “você não vai mandar em mim”. Aí, vem o motivo do divórcio: “incompatibilidade de gênios”. E assim também acontece no trabalho. As pessoas se sentem ameaçadas: “eu não vou ensinar o meu trabalho, porque fulano vai tomar o meu lugar”. Um fala mal do outro.

Mas olha o que acontece na Trindade Divina (Deus é um, mas Ele Se manifesta em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo):

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26).

Deus tem um presente para você: Ele quer habitar em você e lhe ensinar todas as coisas. Se você tiver o interesse de ser instruído pelo próprio Deus, há o Espírito Santo, que é Deus querendo morar com você.

“[…] Vou para o Pai; porque Meu Pai é maior do que Eu” (João 14:28).

Isto é um mistério. Na Trindade, o Pai deu toda a autoridade para o Filho. Eles são 3, mas são 1. O Senhor Jesus e o Espírito Santo têm a mesma autoridade do Deus-Pai. Veja a harmonia da Trindade. O Filho dizendo: “o Pai é maior do que Eu. Eu não tenho nenhuma ambição de ser maior do que o Pai”. E isto o Senhor Jesus sendo igual ao Pai. É por isso que há harmonia plena. Você não sabe onde começa e onde termina, porque não há disputa.

Quando as pessoas desistirem dessa ideia fútil de um querer ser maior do que o outro, isso vai acabar. Mesmo entre os discípulos havia briga para saber quem era o maior. O Senhor Jesus teve que lavar os pés deles para deixar a dica que se alguém quisesse ser o maior, teria de ser o menor.

Deixe essa busca fútil de querer pisar nos outros. Tome o espírito de servo. Sirva ao marido, à esposa, aos filhos, aos pais, aos funcionários, aos clientes, aos estranhos, aos inimigos. E você será, sem intenção, maior do que todos eles.

Acompanhe a mensagem completa no vídeo acima.

– Blog do Bispo Renato Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *