Porque Eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniquidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos. 1Samuel 3.13,14

Deus é um Senhor Bom e Justo, por isso não fica passivo diante da iminente queda de um servo Seu. Esta é a razão pela qual Ele permite situações incompreensíveis para que se revele aquilo que não é visto aos olhos humanos.

Tudo Ele faz com a finalidade de alertar sobre a ilusão espiritual que a pessoa está envolvida, mas, se a exemplo de Eli e seus filhos, ela quiser fechar os olhos e os ouvidos ao que o Espírito Santo diz, nada mais poderá ser feito.

Eli sabia da sua condição espiritual, pois, Deus já tinha revelado sua iniquidade, assim como quem tem má intenção, vaidade ou desejos pessoais, também sabe da sua condição.

Mesmo depois de ser repreendido pelo Altíssimo, Eli seguiu fazendo a Obra como se nada tivesse acontecido.

A falta de coragem para remover os filhos devassos do Templo foi extremamente desagradável aos olhos de Deus. Ou seja, entre honrar ao Senhor ou os seus filhos, ele ficou com a segunda opção.

Com essa atitude, ele obstruía o caminho para o Altar, pois, o povo se desanimava na fé e se perdia, por ver o péssimo testemunho de toda a sua família.

A iniquidade engendrada, calculada e feita de forma contumaz é grave, porque mostra que aquela pessoa não se incomoda em tentar frustrar os desígnios de Deus e ir contra tudo o que Ele determina.

Quem faz a Obra de Deus e não tem o senso do quanto ela é sagrada e exige reverência, comete INIQUIDADE e pode chegar a um nível de perdição que ela jamais poderá ser recuperada.

As pessoas que trabalham diretamente na Obra, podem até ter um perfil de mansidão, cordialidade, solicitude, muitos anos de serviço abnegado, mas, se nutre a iniquidade dentro de si, ou uma má intenção por mínima que seja, deixa de ser uma pessoa justa aos olhos de Deus.

Com isso, ela causa um dano irreversível a sua alma, pois, além de perder toda sua vida de boas obras, ainda tem sobre si uma iniquidade que não poderá ser perdoada com nada.

E por que não se consegue o perdão?

Justamente, porque essa pessoa ignorou todo trabalho do Espírito Santo para promover o arrependimento (Hebreus 6.4-6)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *